sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Apelidos
Pelo mundo afora, o Fusca ganhou diversos apelidos. O próprio nome Fusca é um deles que, de tão popular, acabou sendo batizado oficialmente com este título aqui no Brasil. Confira, a seguir.
Käfer ou Kugelporsche (Porsche-bola) - Alemanha
Sedan e depois Fusca (ou Fuca/Fuque) - Brasil
Coccinelle (joaninha)- França
Skathári (besouro) ou Skaravéos (escaravelho) - Grécia
Maggiolino - Itália
Vocho - México
Kupla (bolha) - Finlândia
Kodok (sapo) - Indonésia
Garbus (corcunda) - Polônia
Brouk - República Checa
Carocha - Portugal
Escarabajo (escaravelho) - Espanha e parte da América Latina
Hipushit - Israel
Kostenurka (tartaruga) - Bulgária
Ag-ru-ga - Iraque
Boble (bolha) - Noruega
Buba - Croácia
Bug ou Beetle (besouro) - Estados Unidos
Broscalanu’ ou Broscuţa (sapinho) - Romênia
Boblen (bolha) - Dinamarca
Peta (tartaruga) - Bolívia
Cepillo (Vassoura) - República Dominicana
Volky - Porto Rico
Cucaracha ou Cucarachita (Barata e Baratinha) - Guatemala
Weevil - Canadá
Foxi - Paquistão
Em 1950, chegou ao Brasil o primeiro lote de Fuscas importados da Alemanha, que contava com 30 unidades, comprado pela família Matarazzo.
O carro que teve a maior quilometragem sem fundir o motor é o Fusca. Em 1963, Albert Klein conseguiu bater o recorde de rodagem atingindo a marca de 12.512. 852 km.
O nome original do Fusca era KDF (Kraft Durch Freude, que significa "Força através da alegria"). Volkswagen, nome oficial do carro na Alemanha, foi dado originalmente pelo Opel, ligada à General Motors. Quando Hitler e sua comitiva visitaram o salão de Berlim, em 1938, um dos diretores apresentou o modelo KDF como Volkswagen (ou "carro do povo"). Tempos depois, tanto o nome da fábrica como o do carro mudaram para Volkswagen.
O Fusca é o carro que ficou mais tempo em produção em série no mundo inteiro, de 1934 - quando surgiram os primeiros protótipos - a 2003. Só vai perder o recorde neste ano para a Kombi.
Nos anos 30 na Alemanha, muitas pessoas não tinham garagem. Os carros ficavam na rua e a água do radiador congelava. O projeto da Porsche para o Fusca era ter refrigeração a ar, impedindo o congelamento da água.
De acordo com a FBVA, existem 76 clubes registrados no país. Todos tem fuscas no acervo. Do total de clubes, 47 estão no Sudeste.
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