sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Em 1950, chegou ao Brasil o primeiro lote de Fuscas importados da Alemanha, que contava com 30 unidades, comprado pela família Matarazzo.
O carro que teve a maior quilometragem sem fundir o motor é o Fusca. Em 1963, Albert Klein conseguiu bater o recorde de rodagem atingindo a marca de 12.512. 852 km.



O nome original do Fusca era KDF (Kraft Durch Freude, que significa "Força através da alegria"). Volkswagen, nome oficial do carro na Alemanha, foi dado originalmente pelo Opel, ligada à General Motors. Quando Hitler e sua comitiva visitaram o salão de Berlim, em 1938, um dos diretores apresentou o modelo KDF como Volkswagen (ou "carro do povo"). Tempos depois, tanto o nome da fábrica como o do carro mudaram para Volkswagen.

O Fusca é o carro que ficou mais tempo em produção em série no mundo inteiro, de 1934 - quando surgiram os primeiros protótipos - a 2003. Só vai perder o recorde neste ano para a Kombi.



Nos anos 30 na Alemanha, muitas pessoas não tinham garagem. Os carros ficavam na rua e a água do radiador congelava. O projeto da Porsche para o Fusca era ter refrigeração a ar, impedindo o congelamento da água.

De acordo com a FBVA, existem 76 clubes registrados no país. Todos tem fuscas no acervo. Do total de clubes, 47 estão no Sudeste.