sexta-feira, 21 de novembro de 2008



O Fusca é, ainda hoje, um dos carros mais amados do mundo e um dos carros mais fáceis de se aplicar o tuning. O primeiro modelo de Fusca foi fabricado em 1935, na Alemanha, pela Volkswagen. De lá para cá tornou-se o carro mais vendido do mundo, mesmo tendo seu último modelo produzido em 2003, no México.

O que muita gente desconhece é que a história do Fusca teve muitos interesses e intervenções. Até um fábrica foi aberta durante o projeto do Fusca. Isso aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, teve influencia do próprio Hitler, e guarda até hoje muitos segredos. O projeto do Fusca tinha alguns objetivos militares, como: ser barato, econômico, facilmente adaptável e com espaço interno suficiente para levar uma família alemã tradicional (com dois adultos e três crianças) ou três soldados e suas metralhadoras.

Quando, finalmente, foi lançado não fez muito sucesso, porém logo sua versatilidade mecânica e baixo custo popularizaram o Fusca. As alterações no motor e na lataria do Fusca eram tão práticas e fáceis de montar que os fuscas tunados se espalharam por todo o mundo. Os Fuscas tunados possuem alterações desde caseiras, transformando-os em gaiolas, bajas ou triciclos até profissionais, que já geraram aviões, motos, barcos e bombas d’água ou geradores.

Os modelos adaptados de Fuscas Tunados, algumas vezes, chegam a superar os automóveis off-roads em alguns terrenos, devido a tração traseira original do fusca, seu peso baixo e o motor confiável. Mesmo com a parada da produção do fusca, ainda é fácil encontrar carros disponíveis para aplicar o tuning, já que o fusca é muito popular. É claro que muitos modelos encontrados nas ruas hoje estão em frangalhos, e a única saída para eles é construir um Fusca envenenado.

Curiosidades do Fusca


Uma das características mais importantes do fusca é a carroceria toda aparafusada (e não soldada, como de costume), o que facilita consertos e adaptações do Fusca Tunado. O motor do Fusca fica atrás, e o porta malas ocupa o espaço de baixo do capô, na frente. O Fusca, mesmo sem ser tunado, é capaz de flutuar na água.

O Fusca entrou para o Guinness Book depois de reunir 2728 carros no Encontro Nacional do Fusca que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em 1995. Há também o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de Janeiro – fazendo parte do calendário oficial da cidade de São Paulo. Ano que vem, no Grande Prêmio de São Paulo, os Fuscas vão participar de uma prova especial só para Fuscas Tunados.