quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FUSCA....



Até quem não é apaixonado por carro se amarra nesses carrinhos. Lá fora eles são chamados de "Bug" (inseto em inglês), "Beetle" (besouro em inglês), "Escarabajo" (escaravelho em espanhol) ou simplesmente Volksvagen (o fabricante :P ). Mas no Brasil é o famoso e adorado fusca, fusquete, fuscão, fusquinha, fuca, fuque e por aí vai. Quando o fusca saiu de linha, deu tanta saudade que, anos depois, o topetudo presidente Itamar Franco, em 94, mandou a volks fabricá-lo novamente. :) Pena que não durou muito tempo, logo saiu de linha novamente. Apesar do tempo, ainda é possível ver muitos fuscas na rua, muitos velhinhos outros conservados em formol e outros até "tunados", além do New Beetle, a versão modernizada do fusquinha. No méxico o fusca, como a gente conhece e ama, foi fabricado até 2003. Lá os taxistas adotaram o carrinho quase como carro oficial.
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Em cerca de 60 anos desde sua criação, o fusca tradicional teve muitas alterações, mas manteve o mesmo visual básico. Do pequeno motor de 995cc de 19cv da época em que foi projetado (em 1935/1936) até o de 1.584cc de 53cv atual, sua mecânica passou por inúmeras modificações, mas o seu conceito básico permaneceu o mesmo, com motor quatro cilindros traseiro, refrigerado a ar.

Seu projeto teve origem no início da década de 30 e foi desenvolvido por Ferdinand Porsche em sua própria garagem, em Stuttgart, na Alemanha, ainda hoje sede da Porsche. A proposta inicial previa motor de apenas dois cilindros, refrigerado a ar, que acabou não aprovado. Optou-se então pelo motor traseiro de quadro cilindros (boxer, oposto dois a dois) refrigerado a ar. A resistente suspensão, por barras de torção, reforçava a idéia de criar um carro econômico, resistente, barato e popular.

Em 22 de junho de 1934, era assinado o acordo entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche, estabelecendo que a empresa de engenharia de Porsche deveria desenvolver o modelo e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses. Mas o cronograma atrasou e o carro só ficou pronto em 1936. Porsche testava o primeiro protótipo de fusca, com motor refrigerado a ar, câmbio seco de quatro marchas e sistema elétrico de seis Volts. Os primeiros carros não tinham quebra-ventos nem pára-choques ou vidro traseiro e as portas se abriam ao contrário das atuais. Mas em 1936, o protótipo do Fusca ganhou carroceria semelhante à atual. Em 1937, outros 30 protótipos foram testados com o apoio da indústria automobilística alemã. A partir de 1938, foi iniciada a construção de uma fábrica em Hanover, onde seriam produzidas algumas unidades do modelo. Só em 1959 o Fusca (então com o nome de Sedan 1.200) começaria a ser fabricado no Brasil.